27 de ago. de 2014

Por que é legal estudar Direito?


Eu sempre fui uma pessoa que não gostava muito de ciências humanas e amava coisas como matemática, física e artes. Nunca me imaginei fazendo um curso onde eu tivesse que estudar a conduta humana, as relações entre pessoas e etc, então devo dizer que quando escolhi o curso de bacharelado em Direito, a maioria dos meus amigos disse: "O quê? Não tem nada a ver com você!" e até eu pensei assim um pouco, antes de começar a estudar.

Isso aconteceu porque a maioria das pessoas têm uma ideia errada quando pensam em Direito. Acham que quem faz esse curso está se preparando para: defender bandido (se for advogado), condenar pessoas (se for promotor), ou então ficar apenas ouvindo enquanto duas pessoas expõem argumentos (se for juiz). Se você pensa assim, saiba que as coisas não funcionam desse jeito não!

Ainda estou no primeiro ano do curso (que dura cinco anos) e já mudei essa visão limitada das coisas. Aprendi que Direito está mais presente na vida da gente do que nós pensamos, e isso se deve ao fato de que Direito não compreende apenas as leis, mas a sociedade de uma forma geral. Temos aulas de Antropologia, Sociologia e Filosofia que nos ajudam a compreender a situação que as pessoas do Brasil e do mundo vivem. Já no 2º período, temos aulas de Hermenêutica, que nada mais é que a interpretação e aplicação das leis. Se você nunca parou para pensar nisso, saiba que um jurista nunca pode aplicar uma lei da mesma maneira em todos os casos, pois cada um deles requer uma interpretação diferente do texto da lei. Como aquela velha frase, cada caso é um caso.

Resumindo de uma forma geral, o Direito nos ensina a enxergar melhor a sociedade em que vivemos e nos dá ferramentas para, um dia, tentar transformá-la em algo melhor. O jurista não é um "robô", que lê e aplica leis de forma automática, longe disso. Ele precisa ser crítico o suficiente para aplicar corretamente os seus conhecimentos à vida real.

Direito é um curso muito bom, mas infelizmente ainda sofre um pouquinho de preconceito por parte das pessoas. Acho que o único ponto negativo do curso é a quantidade de material de estudo. A nossa sociedade é muito complexa, então os livros de 700 páginas que falam sobre ela também são! hahaha'

Se você está pensando em seguir esse curso, eu recomendo muitíssimo e tenho certeza que você não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Quando comentar, observe o seguinte:
- Comentários como "Amei! Seguindo, segue de volta!" não serão aceitos na moderação. Comente pelo menos alguma coisa sobre o post, certo?
- Você pode e deve deixar o link do seu blog para que eu retribua a visita. Lembre-se de não colocar o http:// ou seu comentário será considerado spam pelo Google.
- Tags são aceitas, mas não garanto que farei todas.